quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Consequências que as sacolas plásticas causam ao Meio Ambiente

SACOLAS PLÁSTICAS – UM MAL NECESSÁRIO?As pessoas em todo mundo vêm acordando para um grave problema ambiental: o grande número de sacolas plásticas e sua forma de descarte.
As sacolas plásticas discartadas nas ruas, mares, rios ou oceanos élas pessoas trazem um grande mal para os animais do nosso planeta, pois se as sacolas plásticas chegarem a ser digeridas pelos animais poderia causar infecções ou até mesmo matar.
Quando uma grande quantidade de sacolas são soltas no ar, pode causar até modificações climáticas.










5 comentários:

  1. então galerinha vamos cuidar mais do nosso planeta, porque já está fazendo mal para nós e para os nossos animais.

    ResponderExcluir
  2. Quando uma grande quantidade de sacolas são soltas no ar, pode causar até modificações climáticas

    ResponderExcluir
  3. SACOLINHAS PLÁSTICAS

    A Justiça de São Paulo determinou a volta das sacolas plásticas aos supermercados do Estado. Decisão proferida no dia (25/6) dá aos estabelecimentos comerciais 48 horas para restabelecer a distribuição das embalagens. A sentença é da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da Capital. Cabe recurso.
    "Diante do exposto, defiro a tutela de urgência para determinar aos requeridos que, em 48 horas, adotem as providências necessárias e retomem o fornecimento de embalagens (sacolas) adequadas e em quantidade suficiente para que os consumidores levem suas compras, gratuitamente, ficando-lhes proibida a cobrança por embalagens para acondicionamento de compras", disse a juíza na sentença.
    A decisão atende pedido ajuizado em Ação Civil Pública pela Associação SOS Consumidor Consciente contra a Associação Paulista de Supermercados (APAS), Sonda Supermercado, Walmart, Carrefour e Companhia Brasileira de Distribuição.
    A juíza acolheu entendimento do Ministério Público de que o consumidor foi onerado com a suspensão da distribuição das sacolinhas. “Convence, entretanto, o argumento de que a solução adotada pelos supermercados com o propósito declarado de atender a preocupação ambiental acabou por onerar excessivamente o consumidor, a quem se impôs com exclusividade todo o desconforto produzido”.
    No dia (19/6), o Conselho Superior do Ministério Público decidiu não homologar o Termo de Ajustamento de Conduta que, segundo o órgão, limitava o direito do consumidor de receber sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais gratuitamente.
    Na decisão, a juíza criticou o fato de os supermercados não terem diminuído o preço dos produtos, mesmo sem a obrigação de fornecer as sacolinhas. “E pior, sem que tratassem os supermercados de recompor, retirando dela o custo do fornecimento de sacolas, a equação determinante dos preços ao consumidor.”
    Além disso, Cyntia também pôs em dúvida o compromisso ambiental alegado pelas empresas, uma vez que elas continuam a utilizar embalagens de plástico no interior dos estabelecimentos, como na separação de frutas.
    “A solução adotada pelos requeridos me parece por demais simplista, não sendo digna do compromisso ambiental que o país espera de suas grandes empresas.”
    Fonte:http://sacolinhasplasticas.blogspot.com.br/

    Consequências dessas decisões
    Sacolas plásticas levam mais de 100 anos para se decompor

    Você vai ao mercado, à drogaria, ao shopping, à mercearia da esquina… Em pequenas atitudes como essas, tão comuns para milhões de consumidores diariamente, você pode está colaborando para o Aquecimento Global, o Efeito Estufa e com uma série de outros danos ambientais. Não estamos nos referindo às compras especificamente – se elas foram feitas de forma consciente e sustentável – mas na forma que você vai transportar essas compras, que, na maioria das vezes, são levadas em sacolas plásticas.
    Objeto de muita discussão nos últimos tempos, as sacolas ainda são largamente utilizadas pelo comércio. Apreciada por grande parte da sociedade pela “praticidade, “baixo custo,” na maioria das vezes distribuídas gratuitamente, e reutilizáveis para outros fins, esse utensílio leva cerca de 400 anos para se decompor. Cabe ressaltar que quando utilizada para acondicionar lixo, aumenta o tempo a decomposição dos dejetos que estiverem em seu interior.
    Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) revelam que cerca de 12 bilhões de sacolas são distribuídas anualmente no Brasil, sendo consumidas cerca de 800 sacolas plásticas ao ano por cada brasileiro.
    Fonte:http://portaldoconsumidor.wordpress.com/2009/07/29/sacolas-plasticas-levam-cerca-cinco-geracoes-para-se-decompor/

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar:

    Se as sacolas plásticas demoram aproximadamente 400 anos para se decompor, os que aprovam a volta delas não estarão vivos para presenciar as consequências que elas causarão.
    Os que viverão no futuro só vão sofrer com tudo o que estamos fazendo com o meio ambiênte agora, e isso só prova o quanto estamos pensando somente em nós mesmo.
    Prova que queremos tudo do bom e do melhor pra nós e o conforto de não ter que carregar sacolas reutilisaveis nas bolsas, e deixar que pior fique para quem vem depois desta geração.
    Deveriam calcular o fim do mundo conforme a insanidade ds que não se procupam com o planeta muito menos com o fim dele, a volta das sacolas plásticas só antecipa o fim.
    Fonte: Nawane Farias

    ResponderExcluir
  5. me preocupo muito de como anda o mundo e as sacolinhas e as insanidades do ser humano
    precisamos acabar com isso rapido

    ResponderExcluir